Fórum Regional de Cultura ouve a Mata Sul

28/11/2011 12:46

Representantes de 20 cidades da região participaram das discussões sobre as politicas de cultura, em Gameleira

                                    Descrição da imagem

Esse foi o terceiro encontro realizado com produtores, agentes e gestores culturais da Mata Sul de Pernambuco, já que em 2010 o fórum foi suspenso por conta das enchentes na região. A retomada das discussões do Fórum Regional de Cultura aconteceu na Escola Estadual Dr. Jaime Monteiro, em Gameleira, com uma expressiva representação em todas as linguagens, trabalhando na elaboração do documento contendo as principais propostas da comunidade para a cultura, respeitando as especificidades dos municípios que estiveram envolvidos no debate.

A Mata Sul, recentemente (17 a 22 de outubro), foi contemplada com o Festival Pernambuco Nação Cultural, com shows, apresentações de cultura popular, teatro, mostras de cinema, danças, literatura, artesanato, patrimônio e ações de formação. Aliás, as oficinas de capacitação e qualificação são as mais requisitadas em todos os fóruns realizados em diferentes regiões do estado, principalmente àquelas voltadas para a criação de projetos para atender os editais do Funcultura. E é justamente o Fundo de Incentivo à Cultura que, atendendo cada vez mais aos anseios das pessoas que trabalham nesse setor em Pernambuco, vem se transformando em um dos maiores fundos de investimento à cultura do País, saindo do papel para se consolidar como ação política de fomento, a partir, principalmente, das escutas da população nos fóruns regionais.

Foram realizados já 11 encontros como esse somente em 2011, começando pela Mata Norte, mais precisamente em Goiana, no mês de março. Depois vieram as regiões do Sertão Central (Salgueiro); Sertão do Pajeú (Carnaíba); Agreste Meridional (Garanhuns); Agreste Central (Caruaru); Agreste Setentrional (João Alfredo); Sertão do Moxotó (Sertânia); Sertão de Itaparica (Petrolândia); Sertão do Araripe (Ouricuri); Sertão do São Francisco (Santa Maria da Boa Vista) e, agora, em Gameleira na Mata Sul. Em dezembro será a vez da Região Metropolitana do Recife.

Embora vivam situações diferentes em outras áreas, cada região do estado apresenta semelhanças quando o assunto é a cultura. As dificuldades praticamente são as mesmas e as reivindicações também. Basta um acompanhamento mais apurado para entender que o envolvimento e a participação da comunidade nas discussões da cultura em suas regiões, atendem principalmente o desejo de poder encaminhar e decidir, de forma democrática, a formulação das políticas públicas nessa área. E é especialmente isso que o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, vem fazendo em cada canto de Pernambuco: ouvindo as pessoas, de forma aberta e transparente, estabelecendo uma relação de confiança e respeito com os cidadãos.

A cada fórum, a caravana do Governo recebe sugestões e discute problemas dos grupos distribuídos em diferentes linguagens, até para facilitar o registro dos principais temas objetos dos debates. Em 2012, as propostas e sugestões desse ano serão apreciadas e devem ser incluídas nas diretrizes das políticas culturais do estado, atendendo assim seu maior objetivo. Conseguimos conversar com a maioria das cidades, não só durante os fóruns ou por telefone, mas também nas reuniões que antecediam os encontros. Levamos a mensagem do governo Eduardo Campos sobre a importância dessas escutas para a elaboração das políticas públicas de cultura da Mata Sul e do Estado. Passada essa fase, vamos começar a implementar as ações sugeridas pelo conjunto da sociedade”, explica Agricélia Genuíno, Assessora de Articulação Institucional da Mata Sul, da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

O III Fórum Regional de Cultura, em Gameleira, contou com delegações dos municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Catende, Cortês, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Palmares, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória de Santo Antão e Xexéu.

 

Cirlene Leite /Jaseias Souza

 

www.g1.com.br
Voltar
PMRF- Prefeitura Municipal de Rio Formoso