Iniciativa foca áreas de tecnologia e eletroeletrônica
MIRTHYANI BEZERRA
COMITIVA italiana conheceu detalhes da proposta
Uma comitiva composta por empresários italianos e representantes do governo da Lombardia, região setentrional da Itália, visitou, na manhã de ontem, as instalações do Complexo Industrial Portuário de Suape, com o objetivo de firmar parcerias e conhecer as possibilidades de investimento no Estado. Durante a estada, o grupo conheceu os detalhes da proposta de um projeto social elaborado a várias mãos, mas que terá como gerenciador a também italiana Fundação Cesvi. É o Usina da Tecnologia, que tem como idealizadores, parceiros e executores a Prefeitura de Rio Formoso, o Governo do Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE), Petrobras, Usina Cucaú, entre outros. O projeto prevê a capacitação de 400 jovens, entre 18 e 29 anos, na área de tecnologia e eletroeletrônica.
O Usina de Tecnologia vai trabalhar em três linhas: capacitação profissional, fomento ao empreendedorismo e fortalecimento da cidadania, em um prazo de 24 meses. “Ele vai funcionar dentro de um projeto maior que é o Nossa Juventude, que também está dentro do programa Casa da Juventude, da Secretaria Estadual de Criança e Juventude”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Juventude de Rio Formoso, Patrícia Marinho.
Segundo ela, toda a estrutura já foi montada para receber os jovens e deverá ser inaugurada nos dias 19 e 20 de agosto, quando será realizada a 1ª Conferência Municipal da Juventude. “A Usina Cucaú nos cedeu e reformou o espaço. O Governo do Estado equipou, mas, para a implementação do Usina da Tecnologia, é preciso dos recursos que estamos pleiteando aqui hoje (ontem)”, afirmou. A supervisora de Recursos Humanos, Mariana Costa, esteve presente no evento, representando a usina.
Quem apresentou o projeto à comitiva de italianos e, em especial, ao secretário de Indústria da Lombardia, Francesco Baroni, foi a coordenadora da Fundação Cesvi em Pernambuco, Anna Turco. “Quando o governador Eduardo Campos visitou a Itália, destacou a importância de capacitar a mão de obra para suprir a demanda que está surgindo com a expansão econômica. Ele indicou várias secretarias. Fomos buscando projetos sociais para apoiar e encontramos o de Rio Formoso”, afirmou.
O prefeito de Rio Formoso, Hely Farias, afirmou que o município já possui ações voltadas para a capacitação profissional, principalmente na área de eletroeletrônica. “Queremos tornar Rio Formoso em um polo de eletroeletrônica”, disse.
|